quarta-feira, 3 de junho de 2015

Lanche Saudável


No dia 21/05, os alunos das turmas 51,52 e 53 saborearam um delicioso lanche saudável preparado pelas merendeiras da escola, Iranda, Elisete e Marta, sob orientação da nutricionista da SMED, Andreia Biondo. Essa atividade faz parte do projeto interdisciplinar "Coma Bem e Seja Feliz" , desenvolvido pelas professoras Daniela G. Spader, Sheila C. da Silva, Márcia Verlinde, Lucy M. Ross, Sílvia Mazzotti e Carina Cervelin. Além disso, contamos com a colaboração da aluna do curso de Nutrição da UCS, Laura Cavalheiro.
Durante o lanche saudável, a nutricionista falou sobre a importância de consumirmos alimentos integrais, de selecionarmos frutas e vegetais coloridos na refeição, sempre dando preferência aos alimentos naturais. Ela também explicou sobre os hábitos alimentares, enfatizando que um café da manhã saudável deixa os alunos preparados para uma boa aprendizagem e com disposição para começar bem o dia. O lanche foi organizado em forma de buffet para  que os alunos pudessem escolher os alimentos e, ao mesmo tempo, experimentar frutas diferentes e compreender a diferença entre alimentos naturais e industrializados. Andreia Biondo parabenizou a iniciativa da escola e disse que atividades como esta deveriam ser desenvolvidas sempre na escola.
A professora de Educação Física, Daniela G. Spader, uma das idealizadoras do projeto, explica que, como os hábitos alimentares sofrem primeiro a influência da família e depois da escola, o projeto visou estimular a inclusão de frutas na dieta alimentar  dos alunos. Na primeira etapa, foi feito um levantamento das escolhas dos alunos dos quintos anos, principalmente das frutas preferidas. Depois, em sala de aula e no laboratório de informática, os alunos pesquisaram sobre os benefícios dos alimentos, e os professores fizeram as intervenções necessárias para que os alunos se conscientizem sobre a importância de uma alimentação saudável.
O lanche saudável foi o momento de culminância do projeto. Segundo as professoras, a atividade foi muito bem avaliada pelos alunos, pois eles provaram frutas que não conheciam e que não faziam parte da sua alimentação diária, além de outros alimentos saudáveis, como a aveia.“Com certeza, esse café ficou com gostinho de quero mais”, destaca a professora Daniela.
Saiba mais acessando o link: http://revistacrescer.globo.com/Colherada-Boa/noticia/2013/10/o-beneficio-das-frutas-para-criancas.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário