quinta-feira, 21 de maio de 2015

Laboratório de Matemática - Ano 2015

Título: Brincar e Descobrir
Área de abrangência : disciplina de matemática
Público alvo: alunos de 5º ao 9º ano
Papel do professor coordenador : mediador
Professor coordenador : Maria Elisa Rossi

O laboratório de matemática surgiu da ideia de criar um espaço de pesquisa, lazer e investigação. É um ambiente para estruturar, organizar, planejar e desenvolver o pensar matemático. É um lugar para aprender a fazer fazendo, pois possibilita aos professores e alunos conjecturar, experimentar, analisar, concluir e aprender, interagindo constantemente.
Tem, portanto, o objetivo de tornar a matemática mais próxima da realidade, propiciando o desenvolvimento de atitudes que contribuam para a formação de um aluno participativo, como também estimular o pensamento independente, a criatividade, a capacidade de resolver situações problemas, respeitar o tempo de cada um; facilitando o despertar do raciocínio lógico.
Em linhas gerais, a metodologia empregada baseia-se em aulas práticas e dinâmicas, como o uso de materiais concretos (tangram, material dourado, fita métrica, jogos, etc..) e confecção de jogos pelos alunos; dinamizando, dessa forma, as aulas de matemática de modo que os alunos participem ativamente construindo seus conhecimentos de forma lúdica e prazerosa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário