Título:
Brincar e Descobrir
Área
de abrangência : disciplina de matemática
Público
alvo: alunos de 5º ao 9º ano
Papel
do professor coordenador : mediador
Professor
coordenador : Maria Elisa Rossi
O
laboratório de matemática surgiu da ideia de criar um espaço de
pesquisa, lazer e investigação. É um ambiente para estruturar,
organizar, planejar e desenvolver o pensar matemático. É um lugar
para aprender a fazer fazendo, pois possibilita aos professores e
alunos conjecturar, experimentar, analisar, concluir e
aprender, interagindo constantemente.
Tem,
portanto, o objetivo de tornar a matemática mais próxima da
realidade, propiciando o desenvolvimento de atitudes que contribuam
para a formação de um aluno participativo, como também estimular o
pensamento independente, a criatividade, a capacidade de resolver
situações problemas, respeitar o tempo de cada um; facilitando o
despertar do raciocínio lógico.
Em
linhas gerais, a metodologia empregada baseia-se em aulas práticas e
dinâmicas, como o uso de materiais concretos (tangram, material
dourado, fita métrica, jogos, etc..) e confecção de jogos pelos
alunos; dinamizando, dessa forma, as aulas de matemática de modo que
os alunos participem ativamente construindo seus conhecimentos de
forma lúdica e prazerosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário