segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Produção textual da turma 72


Textos produzidos pelos alunos da turma 72 a partir da leitura da reportagem “Zumbis’ na escola” publicada no caderno Folhateen do jornal Folha de São Paulo – atividade do capítulo 6 do livro didático.

Com sono não há aprendizado

Todos os dias, podemos observar alunos de cabeça baixa, alunos bocejando nas salas de aula e, muitas vezes, até dormindo.
Confesso que, às vezes, fico acordada até mais tarde em dia de semana e acabo não prestando atenção nas aulas como deveria, pois o sono fala mais alto e acabo baixando a cabeça. Isso ocorre pelo uso indevido da internet, do celular e do computador
Sei que não é fácil deixá-los de lado, mas temos que ter consciência de que devemos ir dormir cedo, pois é importante termos, no mínimo, oito horas de sono, sem nenhuma música, televisão ligada ou luminosidade, pois só assim nosso cérebro realmente descansa. Além disso, ter uma boa noite de sono ajuda na fixação dos conteúdos e favorece no aprendizado das crianças e dos adolescentes.
Dizem os especialistas que a falta de sono também pode ocasionar problemas de saúde, causando obesidade e mau humor constante. Então, dormir cedo não faz mal a ninguém! Tenha essa consciência.

Maria Eduarda Mattoso Dalcarobo

O lado bom e ruim da internet

Eu acho que a internet é uma tecnologia muito viciante para os adolescentes, ela faz com que o adolescente passe várias horas jogando jogos, entrando em redes sociais, entre outras coisas.
A internet também faz o adolescente perder a vontade de estudar e de dormir. Por outro lado, ela é útil para fazer uma pesquisa da escola, para guardar fotos de recordação e para fazer várias outras coisas legais.
A minha opinião sobre a internet é que ela é muito viciante; então, você só pode ficar umas três horas com ela ligada; além disso, não fique só jogando ou mexendo em redes sociais, faça pesquisas que o ajudem a ir bem na escola e a ficar sabendo o que está acontecendo no mundo.

Eduardo Cavalheiro Gritti

Insônia ou Internet?

Algumas pessoas acham que os adolescentes não dormem à noite por causa da insônia; quando, na verdade, o motivo é o uso da internet no celular. Não acho que a internet seja inimiga, mas ela tem seus dois lados: o bom e o ruim.
O lado bom é que, às vezes, ela é aliada dos estudos, sendo usada para fazer trabalhos, pesquisas e, de vez em quando, para a diversão. O lado ruim é que, às vezes, a internet é inimiga dos estudos, pois os adolescentes não dormem à noite e vão mal na escola.
Se a internet for usada de maneira certa, com horários determinados, ela pode ser grande amiga dos estudos e da educação. Use-a conscientemente.

Luiza Elena Oliveira Cardoso


A internet e os adolescentes

As novas tecnologias, em geral a internet, começaram a alterar o comportamento dos adolescentes.
O mundo dos adolescentes é o “whats app”, o “facebook”, o “instagram”, os torpedos cifrados, o computador, o celular e as mensagens com o português irreconhecível, com expressões como “vc, pq, kasa, lol”, entre outras.
Há um grande crescimento das redes sociais virtuais e uma crescente expansão de ferramentas como o “Messenger” e outros programas de conversa em tempo real, sem falar nos celulares superequipados; seu uso é cada vez maior.
Em função disso, a comunicação com os familiares entrou em curto circuito, pois os jovens ficam vidrados na internet e não ligam para os seus pais. Isso atrapalha o rendimento escolar e, por ficarem até de madrugada no celular ou no computador, ficam parecendo zumbis no dia seguinte. Isso causa obesidade, mau humor, cansaço, dificuldade em fixar os conteúdos e em operar equipamentos como carros ou motos, dizem os especialistas.
Para entrar no ritmo e ir bem na escola, respeite seu horário de sono, faça atividades físicas e evite sonecas durante o dia.

Vinícius de Albuquerque de Jesus


Nenhum comentário:

Postar um comentário