terça-feira, 6 de novembro de 2012

PARTICIPAÇÃO DA TURMA 13 – 1º ANO NO PROJETO ONDE ESTOU? INSTITUTO BRUNO SEGALLA

O Projeto
O IBS-Instituto Bruno Segalla realiza, em 2012, o projeto “Onde Estou?”, aprovado pelo Ministério da Cultura – Lei Rouanet – com o patrocínio da Fundação Marcopolo e apoio institucional da Prefeitura de Caxias do Sul.
A ação educativa cultural vai promover interfaces entre a escola, o museu e a cidade, propiciando o diálogo das crianças e jovens com o patrimônio cultural e despertando o sentido de pertencimento da sua moradia no município de Caxias do Sul, com o objetivo de fortalecer a participação e cidadania.
Desenvolvido em etapas, o projeto é direcionado aos professores e alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
A participação começa pela sensibilização do grupo de professores da escola inscrita. Após esse trabalho, uma turma da escola será escolhida para participar de oficinas e visitas mediadas. O professor da turma selecionada receberá material de apoio docente. No final, será realizada uma exposição aberta à comunidade, com os trabalhos das turmas participantes.
DESCRIÇÃO DO PROJETO RETIRADA DO SITE: REFERÊNCIA: http://projetoondeestou.org/about/. Acesso em 06/11/2012.

A turma 13 já realizou dois encontros no Instituto Bruno Segalla, sempre atentos e curiosos ao que está sempre apresentado. Interagem e realizam perguntas críticas e curiosas sobre os temas abordados.
Na nossa primeira visita que ocorreu no dia 24 de outubro, os alunos foram acompanhados pela professora Daniele Pagliarin e pela coordenadora pedagógica Jocelei Angonese. Os alunos tiveram contato com o museu ficaram sabendo sobre a vida e obras do Bruno Segalla, apreciaram a exposição e dirigiram-se ao ateliê para realizarem suas próprias produções. Nesse primeiro dia os alunos realizaram uma pintura da mão através da técnica do carimbo de mão e transformaram com desenho o carimbo da mão em um personagem. As educadoras frisaram a questão da mão ser a ferramenta de trabalho do Bruno Segalla – sua identidade.
Em nosso segundo encontro no dia 31 de outubro, os alunos se transformaram em artistas, escultores. Aprenderam a maneira certa de modelar argila, construíram cenários para seu personagem e através da técnica de modelagem transformaram o seu personagem de mão do encontro passado em uma escultura viva.






Nenhum comentário:

Postar um comentário