quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Júri Simulado

Com o objetivo de aprofundar o conteúdo estudado sobre a Segunda Guerra Mundial e trabalhar com o tema eixo de 2016 da escola Luciano Corsetti Um Mundo de Histórias, os estudantes da turma 91 realizaram um júri simulado de Adolf Hitler nos meses de setembro e outubro, sob a supervisão do professor Vinícius Faé da Rosa. Inicialmente, os estudantes foram divididos em três grupos: Promotoria, Defensoria e Jurados e começaram a realizar suas pesquisas sobre Adolf Hitler e suas ações no maior conflito armado da história do mundo. O grupo da promotoria apresentou as acusações que o réu enfrentaria para o juiz e a defesa, sendo ela responsável em criar estratégias para absolver o réu no julgamento de posse dessas informações.
Para auxiliar na dinâmica do trabalho, a turma 91 teve a rara oportunidade e honra de assistir uma palestra do Juiz de Direito Pedro Panazzolo e da advogada e professora Sandra Panazzolo, sobre os trâmites de um júri simulado e o papel exercido por todas as partes que o compõe.
Os palestrantes mostraram-se felizes com a proposta do trabalho e a postura respeito da turma 91.
Os estudantes mostraram-se muito esforçados e dedicados durante todo o processo, apresentando níveis de argumentação muito satisfatórios para a atividade, respeitando os parâmetros estabelecidos previamente pelo professor. Após a apresentação de provas, depoimento das testemunhas, réplica e tréplica, o grupo dos Jurados, juntamente com o juiz, se reuniu na sala secreta para decidir o destino do réu: culpado ou inocente. Após a deliberação de todos os votos e depoimentos de cada jurado, o juiz anunciou o resultado para todos os grupos da turma: o réu fora condenado por seus crimes por 7 votos a 2. A turma mostrou-se satisfeita com a atividade realizada, aprofundando seu senso crítico e conhecimento sobre o tema proposto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário