segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Roda de conversa sobre a história dos negros em Caxias do Sul



No dia 12 de setembro a Escola Luciano Corsetti recebeu a visita de Juçara de Quadros para uma roda de conversa com os alunos do nono ano, turma 94.
Juçara de Quadros é atualmente presidente do Conselho Municipal da Comunidade Negra/COMUNE, participa da Coordenação do Departamento de Etnias da UAB e exerce a função de Assessora Parlamentar, participando das diferentes áreas dos movimentos sociais no Estado. Atualmente também faz parte da Frente Parlamentar contra a Discriminação Racial e Xenofobia da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia.
Juçara esteve na escola a convite da professora Clarice de Freitas que está cursando o Uniafro – curso de aperfeiçoamento em política de promoção da igualdade racial na escola. Juçara foi convidada para participar de uma atividade prática do curso: uma roda de conversa. Ela nos contou sobre sua vida, sua trajetória e também nos falou sobre a história dos negros em Caxias do Sul e sobre questões referentes ao racismo no Brasil e às políticas afirmativas.
A ideia desta roda de conversa remete aos antigos griôts da África. A palavra Griôt indica o nome dado às pessoas da tradição oral africana que atuam como cronistas, genealogistas, cantores, contadores de histórias, poetas, mestres de cerimônias responsáveis pela transmissão oral dos saberes para suas comunidades.
A partir das história contadas por Juçara de Quadros a turma 94 elaborou cartazes, que como mapas identificaram e localizaram estas histórias que se fundem com a história de Caxias do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário