segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

ESCRITOR NA ESCOLA

Os alunos das 8ªs séries participaram do projeto “Escritor na Escola”, no qual fizeram a leitura coletiva do livro “As Mortes de Sofia”, de Josiane Scapin Dutra. A cada leitura feita nas aulas de Língua Portuguesa, os alunos tinham a “Prática de Escrita”, na qual os assuntos relatados nesse momento serviam de inspiração para contarem sua vida também, de forma que originou um pequeno livro autobiográfico. 
O livro, então foi dividido nas seguintes partes: 
- ”Como tudo começou”, contendo a árvore genealógica do aluno e um breve histórico dos avós; 
- “Eu”, contendo os relatos marcantes do nascimento, da infância, do agora e os planos para o futuro; 
- “Considerações”, contendo a redação sobre a “escalada da vida” e os agradecimentos;
- Capa, contendo um título dado para essa autobiografia e a imagem da pintura em tela produzida na aula de Arte, pela Prof.ª Noêmia, inspirada na leitura do livro da escritora ou na sua própria vida. 
No LIE, os alunos produziram slides, como síntese desse trabalho, nos quais produziram uma árvore genealógica resumida, uma apresentação do livro da escritora, uma análise do título “As Mortes de Sofia” e uma comparação da história com a vida das pessoas no geral. Estes, então, serão projetados no dia da visita da escritora à escola, como uma forma de recepção, juntamente com a execução, pelos alunos, da música “Família”, dos Titãs. Também foram elaboradas perguntas direcionadas à escritora que revelam curiosidades e interesses pela mesma. O trabalho tem como objetivo aproximar os alunos da literatura, através do contato direto com um escritor, conhecendo-o como pessoa e como artista. Assim como também, fazer com que o aluno desperte seu ato de escrever como forma de vazão de ideias e sentimentos.


2 comentários:

  1. Este trabalho foi desenvolvido pela Prof. Ivanete I. Pavan, na aula de Língua Portuguesa, no ano de 2012.

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Foi muito bom participar deste projeto!!! Parabéns para a professora Ivanete e Escola.

    Abraço

    ResponderExcluir