A Educação de
Jovens e Adultos atende a um público adolescente proveniente das
classes de Ensino Fundamental do diurno e adultos. Esses estudantes,
normalmente, apresentam um histórico de exclusão, de repetência,
de abandono e de difícil adaptação a vida escolar, por
dificuldades na aprendizagem, por pouco estímulo familiar, por
difícil acesso à escola. São estudantes, na grande maioria,
provenientes de classes empobrecidas, com grandes dificuldades
econômicas, que necessitam trabalhar para o próprio sustento. Os
alunos de EJA quase que na sua totalidade, além da carência
material, apresentam defasagens de conhecimentos e pouco envolvimento
e acesso a cultura produzida por artistas ou intelectuais. Seus
conhecimentos culturais refletem conhecimentos produzidos na vida
prática, no cotidiano familiar e na convivência com grupos onde
residem (bairros, festas, etc.). Normalmente refletem agressividade e
violência nas relações e trazem para a escola um descompromisso
com a sua própria educação, outros retornam por exigência do
mercado de trabalho. Seus interesses são para vivências mais
práticas, experiências de envolvimento pessoal e corporal com a
vida.
A professora de arte
Sandra Dolores Scherer, iniciou o projeto PINTURA DE AMBIENTES DA
ESCOLA, com o objetivo de desenvolver no estudante a ampliação do
conhecimento cultural e do senso estético a partir da análise das
obras do artista plástico Romero Britto, entre outros, através de
pesquisa, desenhos e produção plástica, proporcionando a
aproximação do conhecimento do senso comum com conceitos da
educação formal, tendo em vista o resgate da autoestima dos
adolescentes e adultos através da descoberta de suas possibilidades
artísticas produtivas e com a intenção de diminuir a depredação
do patrimônio público.
A proposta de
interação com a obra do artista plástico Romero Britto pode
auxiliar na ampliação dos bens culturais dos estudantes, de forma
que se sensibilizem com a beleza da arte através da cor, da forma,
da textura, da pintura. Pode apresentar aos alunos formas de atuação
na vida, sentindo-se úteis, deixando marcas do belo para os outros,
resgatando a própria estima na produção artística. Quanto ao
espaço físico escolar, criou um ambiente mais agradável, atraente,
artístico, alegre, receptivo e prazeroso para toda a comunidade
escolar. Através de pesquisa de imagens na internet, no laboratório
de informática da escola, os alunos da EJA analisam e exploram
trabalhos e obras do artista plástico Romero Britto, observando o
uso de padrões, texturas e de cores com bastante intensidade,
verificando também que o artista trabalha a partir da releitura de
outros artistas famosos como Tarsila do Amaral, Leonardo da Vinci,
etc. Os alunos fazem uma releitura de algumas obras, sendo algumas
delas aplicadas em espaço físico da escola: hall de entrada,
corredores e paredes dos banheiros. A execução se deu com desenhos
utilizando giz de cera e pintura das paredes com tinta acrílica.
O projeto teve
início no ano letivo de 2011, gestão da diretora Vânia Canuto
Echer e Alexandre Ferronato, teve continuidade na gestão da diretora
Rosângela Boff Ampessan e Alexandre Ferronato e foi concluído no
ano letivo de 2016, na gestão da diretora Nahiara Radaelli Schio e
Juleica Ongaratto Barazetti. O prazo inicial estimado para execução
do projeto era de 60 dias, porém o mesmo estendeu-se por 6 anos,
devido ao grande exito, sempre orientado pela professora de arte
Sandra Dolores Scherer.