terça-feira, 27 de outubro de 2015

"SESI com ciência@"

No dia 22 de outubro, os alunos do 9ª anos, acompanhados pelas professoras Rosicler, Lucia e Inês foram até o Centro Poliesportivo do SESI conferir a exposição itinerante do Museu da Puc. O evento intitulado "SESI com ciência@" contou com 60 experimentos interativos que possibilitaram aos alunos na prática os mais variados conhecimentos aprendidos na escola.





Conhecendo Machado de Assis

Com o objetivo de apresentar o mestre da literatura brasileira aos alunos dos nonos anos a professora Rosicler B.Flores trabalhou nas aulas de Língua Portuguesa com a biografia do autor. Após conhecerem um pouco sobre a vida dele, os alunos pesquisaram sobre o vocabulário da época e analisaram dois contos de Machado: "A Cartomante (1886)" e A Carteira(1884)". Com base no segundo conto os alunos discutiram sobre valores, honestidade e produziram textos de opinião.  Do primeiro conto estudado, resultou produção de histórias em quadrinhos, júri simulado ( julgamento do personagem principal) e apresentações teatrais. Através do projeto foi possível constatar que é possível trabalhar com autores consagrados da nossa literatura antes mesmo do Ensino Médio.







quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Visita ao quartel


Na manhã do dia 9 de setembro, os alunos do sextos anos da escola fizeram uma visita ao 3ºGAAE, localizado no Bairro Rio Branco. Foram recebidos pelos militares e levados a várias dependências do quartel, nas quais receberam informações e explicações sobre o funcionamento do 3oGAAE. Também puderam interagir com os militares e com os caminhões do exército!





quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Circo Thiany

Nossa Escola teve a oportunidade ímpar de apreciar o maravilhoso espetáculo do circo Thyani. Foi uma tarde alegre e repleta de magia que a todos que participaram. Obrigada circo Thiany!





terça-feira, 6 de outubro de 2015

Palestra: Os Perígos na Internet

Alexandre Corso palestrou em nossa Escola para pais, alunos e professores sobre Os Perigos na Internet. Com o objetivo de alertar a todos sobre os riscos que corremos ao utilizar este recuso que hoje está ao alcance de todos e é muito utilizado.



Jogos Escolares 2015: categoria mini feminino de futsal

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (SMEL), realizou nesta sexta-feira (02.10) a decisão da categoria mini feminino dos Jogos Escolares 2015 pela modalidade de Futsal.
A Escola Renato João Cesa conquistou a primeira colocação, seguida pelas escolas São Vitor, segunda colocada, Luciano Cosetti, terceira, e Colégio Murialdo Caxias, quarto.
Aluna da Escola Luciano Corsetti, Eduarda Girardi, foi escolhida como atleta destaque.
Os Jogos Escolares 2015 pela modalidade de Futsal seguem até o dia 16 de outubro.

Assessoria de Imprensa SMEL
https://www.caxias.rs.gov.br/esporte_lazer/noticias_ler.php?codigo=35672


segunda-feira, 5 de outubro de 2015

PROJETO Autor na escola


Durante todo o segundo trimestre os alunos dos nonos anos, juntamente com a professora Rosicler,  realizaram trabalhos referentes ao livro 'A Rainha está Morta". Entre eles destacam-se: cruzadinhas, perfil dos personagens com "fotos", produção de notícias sobre  o fato narrado no livro, textos de opinião com a temática inveja (motivo da morte da personagem Isabel), apreciação crítica, jogos de trilha e transformação do romance policial em história em quadrinhos (ambos produzidos no LIE)  e telas (produzidas em ARTE) retratando personagens, cenários e fatos narrados no livro. A culminância do projeto ocorreu no dia 23 de setembro e contou com a presença do escritor Pedro Guerra em um bate-papo com os alunos, sessão de autógrafos e muitos selfies.