sábado, 30 de maio de 2015

Luciano Corsetti caminhando pela PAZ


No dia 30 de maio, a comunidade escolar fez uma Caminhada pela Paz pelas ruas do bairro Kayser. Essa atividade faz parte de um conjunto de ações vinculadas ao Projeto Integrador do ano de 2015 Cultura da Paz e Valores Humanos e foi idealizada pelo grupo de professores do quinto ano da escola.
Participaram da caminhada pais, alunos, professores e funcionários. O grupo saiu às 10h da manhã da travessa Santa Maria e percorreu as ruas próximas à escola com a faixa: “Caminhada pela Paz”. Para a realização desse passeio, a escola contou com o apoio da Secretaria de Trânsito, a quem agradecemos a disponibilidade.
A preparação para este evento simbólico mobilizou os alunos a confeccionar faixas, cartazes e letreiros com mensagens sobre a importância de cultivarmos os valores humanos para juntos construirmos uma sociedade pacífica. Além dessas atividades, desde o início do ano, os professores têm oportunizado aos alunos diversos momentos para que eles possam compreender a importância da boa convivência.
Apesar do frio, a comunidade aderiu à proposta e participou com entusiasmo. Vejam alguns momentos:






 

Cine pipoca


A professora Lorenita, da turma 33, engajou-se no Programa Nacional da TV Escola – Cine Pipoca e no dia 15/05 os alunos assistiram ao filme As Chaves de Nortun. Os depoimentos e fotos da turma serão divulgados na TV Escola.



Oficina de Pareceres

Os professores do turno da tarde participaram da oficina de elaboração de Pareceres Pedagógicos com a professora Carla Sasset. O momento foi de reflexão sobre a avaliação e seus registros pedagógicos.



quinta-feira, 21 de maio de 2015

Laboratório de Matemática - Ano 2015

Título: Brincar e Descobrir
Área de abrangência : disciplina de matemática
Público alvo: alunos de 5º ao 9º ano
Papel do professor coordenador : mediador
Professor coordenador : Maria Elisa Rossi

O laboratório de matemática surgiu da ideia de criar um espaço de pesquisa, lazer e investigação. É um ambiente para estruturar, organizar, planejar e desenvolver o pensar matemático. É um lugar para aprender a fazer fazendo, pois possibilita aos professores e alunos conjecturar, experimentar, analisar, concluir e aprender, interagindo constantemente.
Tem, portanto, o objetivo de tornar a matemática mais próxima da realidade, propiciando o desenvolvimento de atitudes que contribuam para a formação de um aluno participativo, como também estimular o pensamento independente, a criatividade, a capacidade de resolver situações problemas, respeitar o tempo de cada um; facilitando o despertar do raciocínio lógico.
Em linhas gerais, a metodologia empregada baseia-se em aulas práticas e dinâmicas, como o uso de materiais concretos (tangram, material dourado, fita métrica, jogos, etc..) e confecção de jogos pelos alunos; dinamizando, dessa forma, as aulas de matemática de modo que os alunos participem ativamente construindo seus conhecimentos de forma lúdica e prazerosa.




quarta-feira, 20 de maio de 2015

Maratona e Contação de Histórias de Caxias do Sul e Tapete mágico

Foi promovido pela Secretaria da Cultura atividades através do Programa Permanente de Estímulo a Leitura PPELL do Departamento do Livro e da Leitura a participação dos alunos da EJA na Maratona e a Contação de Histórias que se realizou no dia 1º de Abril e o Tapete Mágico com a Peça “ Cordel com a Corda Toda " no dia 28 de Abril.




Inclusão: flexibilização e adaptação curricular

No dia 28/04, os professores da escola participaram da palestra Inclusão: flexibilização e adaptação curricular, ministrada pela professora Vânia Canuto Echer. A atividade faz parte do Programa de Formação Continuada desenvolvido na escola e visa oportunizar aos professores momentos de reflexão sobre a ação pedagógica desenvolvida na escola.




Metodologia da Pesquisa

Nos dias 14 e 28 de março, os professores da escola participaram do Curso de Metodologia da Pesquisa, no auditório do bloco H da UCS. A atividade faz parte do Projeto Formando Estudantes Investigadores em Ciências e Matemática, promovido pelo Programa de Iniciação em Ciências, Matemática, Engenharias e Tecnologias criativas (Picmel), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs) e visa desenvolver ações de alfabetização científica.





Grêmio Estudantil

Aconteceu na Escola a Eleição do Grêmio Estudantil. O processo Eleitoral foi coordenado pelo professor Rafael Schimitt onde concorreram 6 chapas e a chapa 1 foi a vencedora com 388 votos.

A nova diretoria do Grêmio é composta pelos seguintes alunos:

Presidente: Maria Eduarda Dalcarobo
Vice-presidente:  Luiza Ellena Cardoso
Secretário: Adrian Stggeneier
Segundo Secretário: Vitória Livia Morais
Diretor de Comunicação: Pablo Nathan dos Santos
Diretor de Esportes: João Vitor Soares da Silva
Diretor de Cultura: João Vitor Koglin
Suplentes: Danielli Ribeiro de Souza
                  Vinícius Albuquerque de Jesus
                   Mateus Bueno

Blocos Eja

Está sendo realizado com os alunos da EJA a confecção de trabalhos artísticos relativos ao projeto da Paz sob orientação da professora Carina Cervelin .



Palestra com a Psicóloga Marcia Chemelo

Os professores da Eja receberam a visita da Psicóloga para um momento de reflexão sobre suas práticas pedagógicas e melhor compreensão do cotidiano escolar .

terça-feira, 19 de maio de 2015

Dia de Fazer o Bem

A turma 53  da professora Lucy, está realizando o projeto inspirado no "Dia de fazer o Bem".
Todo dia 24 de cada mês estão sendo programadas atividades, sendo que em cada mês tem uma tema diferente.
No dia 24 de abril foi o dia de fazer o Bem na Escola. Os alunos decoraram cartões com uma mensagem inspirada para que todos façam o bem sem esperar algo em troca. Simplesmente porque fazer o bem atrai o bem para nossa vida.
Estes cartões foram distribuídos na escola pelos alunos.

Dia das Mães

"..MÃE são três letras apenas,
desse nome bendito.
Também o Céu tem três  letras...
E nele cabe o infinito..."
                      Mario Quintana

No dia 08 de maio os alunos dos primeiros anos encantaram as mães com seus gestos e palavras da canção Esperando na Janela. Neste dia também, os segundos anos produziram a atividade "Mãe, você é minha Joia Rara". Oferecendo para mamãe seu desenho, joia e caixinha com muito amor e carinho.





sexta-feira, 15 de maio de 2015

CIPAVE

No dia 07 de abril na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, as Coordenadoras Pedagógicas do turno da tarde Taísa Mano e Fabiana Zim juntamente com a professora Sandra Rasador apresentaram o Projeto de Combate a Violência Escolar de 2014. "Construindo e resgatando valores, em você e no outro" juntamente com as ações do turno da tarde do "Passado, um presente para o futuro" que envolveu a família e comunidade na busca pela valorização da nossa história.




Recreio Orientado

O Recreio orientado vem acontecendo desde o início do ano com o objetivo de qualificar as dinâmicas de recreio diminuindo os casos de acidentes. Neste horário os alunos jogam chute a gol, brincam de trenzinho, roda, corda e jogam futebol. Alguns alunos auxiliam os professores nestas dinâmicas.






Cruz Vermelha

Recebemos na escola no dia 14 de Maio a Psicóloga Nadabi Pites juntamente com a Presidente da instituição Sandra Valentini Fedrizzi para uma palestra sobre Drogadição (conceitos, efeitos psicóticos e pontos de ajuda).


Projeto NO PULSO

O Projeto NO PULSO por Diego De Toni, veio até a escola para abordar com os alunos temas como: música, trabalho, som, instrumento (bateria)  entre outros assuntos. O trabalho foi desenvolvido nos turnos da manhã e noite.