segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Roda de conversa sobre a história dos negros em Caxias do Sul



No dia 12 de setembro a Escola Luciano Corsetti recebeu a visita de Juçara de Quadros para uma roda de conversa com os alunos do nono ano, turma 94.
Juçara de Quadros é atualmente presidente do Conselho Municipal da Comunidade Negra/COMUNE, participa da Coordenação do Departamento de Etnias da UAB e exerce a função de Assessora Parlamentar, participando das diferentes áreas dos movimentos sociais no Estado. Atualmente também faz parte da Frente Parlamentar contra a Discriminação Racial e Xenofobia da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia.
Juçara esteve na escola a convite da professora Clarice de Freitas que está cursando o Uniafro – curso de aperfeiçoamento em política de promoção da igualdade racial na escola. Juçara foi convidada para participar de uma atividade prática do curso: uma roda de conversa. Ela nos contou sobre sua vida, sua trajetória e também nos falou sobre a história dos negros em Caxias do Sul e sobre questões referentes ao racismo no Brasil e às políticas afirmativas.
A ideia desta roda de conversa remete aos antigos griôts da África. A palavra Griôt indica o nome dado às pessoas da tradição oral africana que atuam como cronistas, genealogistas, cantores, contadores de histórias, poetas, mestres de cerimônias responsáveis pela transmissão oral dos saberes para suas comunidades.
A partir das história contadas por Juçara de Quadros a turma 94 elaborou cartazes, que como mapas identificaram e localizaram estas histórias que se fundem com a história de Caxias do Sul.

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Escritor José Clemente Pozenato


O escritor José Clemente Pozenato conversou com os alnos dos sétimos anos da escola no dia 21 de agosto. O encontro faz parte das atividades do Projeto Autor na Escola desenvolvido, desde 2010, pelas disciplinas de Língua Portuguesa e Arte com o propósito de incentivar o hábito de leitura e oportunizar aos alunos contato direto com os autores. Os alunos leram o livro "O Caso do Martelo", que trata de um crime ocorrido em uma pequena comunidade italiana no sul do Brasil. A partir da leitura, desenvolveram várias atividades: fizeram um teatro sobre a obra; reproduziram, em telas, cenas no livro e construíram maquetes para representar o ambiente e os personagens da trama; além de produzir diversos textos.


terça-feira, 23 de setembro de 2014

4º Concurso de poesias Gaúchas da Semana Farroupilha - Mais um destaque da Escola



Mais uma vez a escola destaca-se por participações em concursos de produções textuais. Desta vez, o aluno Lucas Conceição da turma 92 foi um dos vencedores. Nas aulas de Língua Portuguesa o tema do concurso "Eu sou do Sul" foi explorado ao máximo dando ênfase ao vocabulário típico, danças, comidas, hábitos, costumes e símbolos  do nosso estado a fim de auxiliar os alunos na produção de poesias. O 4º Concurso de poesias Gaúchas da Semana Farroupilha de Caxias do Sul estava aberto para alunos da rede estadual e municipal. No total, vinte poesias foram selecionadas e ficamos com o 6º lugar. Parabéns Lucas!!
Aluno e profe receberam diploma, medalha e dvd com poesias gaúchas. As poesias vencedoras foram expostas nos Pavilhões da Festa da Uva.

Escritor Pedro Guerra


No dia 27 de agosto recebemos em nossa em nossa escola a visita do escritor Pedro Guerra. O livro de sua autoria "A Rainha esta Morta" foi trabalhado nas turmas de nono ano. Várias atividades foram desenvolvidas na disciplina de Língua Portuguesa durante o projeto: leitura coletiva. debates sobre os subtemas do livro, apreciação critica, produção de facebooks imaginários dos personagens, jogos de trilha, cruzadinhas e telas (produzidas em Arte) sobre os pontos principais da trama . O encontro foi muito proveitoso, os alunos adoraram e o objetivo ( incentivo à leitura de obra literária) foi alcançado.








 

Escritor na Escola


No dia 05 de setembro de 2014, os alunos dos sextos anos receberam a visita da escritora Helô Bacichette, para a culminância do Projeto Autor na Escola. A autora acompanhou as produções poéticas e teatrais que os alunos fizeram sobre seu livro de poesia "Amor, Amor". Além de sessão de autógrafos, houve também um bate-papo super divertido com os alunos, seguido de várias perguntas feitas por eles! A escritora, nosso "Muito obrigado" por esse momento tão bacana!



terça-feira, 9 de setembro de 2014

Desempenho no IDEB



Novamente nos destacamos, desta vez a escola obteve um bom desempenho  no IDEB. 


Maiores informações acesse o site:

Olimpíadas de Português


Nossa escola mais uma vez está de parabéns. A aluna Stéfani Bilico Vieira teve seu texto selecionado para etapa Estadual. Desejamos sucesso a Stéfani e a professora Rosicler.