quinta-feira, 17 de julho de 2014

Escritor na Escola

Na última terça-feira, os oitavos anos do Luciano Corsetti receberam a visita da escritora Natália Guzzo, em mais uma edição do projeto "Autor na Escola".  Durante o agradável bate-papo com os alunos,  a autora falou um pouco sobre sua história, sobre a importância da leitura e, para sanar a curiosidade de muitos, respondeu perguntas sobre o livro policial "Os cinco suspeitos".
A conversa foi acompanhada pela tradicional exposição de telas dos alunos da professora Noêmia e seguida de sessão de autógrafos.



segunda-feira, 14 de julho de 2014

Sindicato na Comunidade

No sábado, 12 de julho, aconteceu em nossa Escola O Sindicato na Comunidade. Palestras, jogos, brincadeiras, hip hop, corte de cabelo, teste de visão, assistências médica, odontológica e jurídica, mateada, dicas da Brigada Militar e Guarda Municipal, foram as atividades proporcionadas a toda comunidade escolar. O evento ocorreu das 9h às 15h, com transmissão da Rádio 1010 AM
Houve também um campeonato de futsal para os alunos dos anos finais da escola, com o seguinte resultado:

Feminino
1º – Turma 81
2º – Turma 64
3 º – Turma 93

Goleira menos vazada: Turma 81 - Bruna Dias
Goleadora: Turma 64 – Natália

Masculino 5° e 6º anos
1º – Turma 62
2º – Turma 63
3 º – Turma 52

Goleiro menos vazado: Turma 63 – Gabriel Pozzo
Goleador: Turma 63 – Maurício

Masculino 7° , 8º e 9º anos
1º – Turma 93
2º – Turma 83
3 º – Turma 73

Goleiro menos vazado: Turma 93 – Luiz Augusto
Goleador: Turma 93 – Luiz Henrique

A Escola agradece a todos os presentes e ao Sindicato dos Metalúrgicos pela oportunidade, assim como a Guarda Municipal parceira em todos os eventos promovidos pela escola. 



























sábado, 12 de julho de 2014

Encerramento da Copinha do Luciano

 Foi um sucesso a nossa Copinha. Os alunos do turno da tarde participaram com alegria e entusiasmo. Os jogos foram realizados no turno da tarde, onde alunos dos 3º, 4º e 5° anos participaram com muito respeito aos adversários. O objetivo da atividade, além de proporcionar as crianças uma semana diferente era de despertar o gosto pelo o esporte, a competitividade e principalmente a ética no ambiente esportivo.
Agradecemos a todos que participaram e colaboraram para o sucesso do evento, aos alunos, professores, funcionários e em especial aos professores de Educação Física que se dedicaram muito, Claudia, Marcelo e Marivana.
Resultado da Copinha
1º lugar: Turma 54 (Argentina) Prof. Marta
2º lugar: Turma 41 (Brasil) Prof. Renata
3º lugar: Turma 31 (Uruguai) Prof. Fernanda Boeira
4º lugar: Turma 33 (França) Prof. Fernanda Campagnolo

Artilheiro do Campeonato – com 10 gols – Guilherme Turma 54
Goleiros menos vazado – Raian turma 54 e Leonardo turma 31
Aluno destaque de sua equipe:
Turma 31 – João Gabriel
Turma 32 – Vitor
Turma 33 – Bruno Reis
Turma 34 - Yago
Turma 41 – João Vitor
Turma 42 - Lucas
Turma 43 – Carlos Henrique
Turma 44- Lucas
Turma 45 – Gabriel Hoffman
Turma 54 – Gabriel

Aluno Show de Bola – Turma 54 - Gabriel

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Sindicato na Escola

Participe, é neste sábado 12/07/2014




TV COPINHA


Durante a Copa do Mundo de Futebol, os alunos das turmas 23 e 24 estão participando da TV COPINHA. Cada dia uma criança fica responsável por trazer uma reportagem ou pequeno texto relacionado à Copa do Mundo para ler para os colegas. Além de estimular a leitura, o envolvimento com este grande evento que está acontecendo em nosso país está proporcionando novas aprendizagens aos alunos. Parabéns, pequenos repórteres! Aguardamos novas notícias!!!

O menino que aprendeu ver...turma 23


Durante o primeiro trimestre, os alunos do segundo ano construíram um livro baseado na história “O menino que aprendeu a ver” da autora Ruth Rocha. A história fala sobre um menino, João, que não conhecia as letras e como o dia a dia na escola o fez descobrir um mundo de significados. Os alunos fizeram muitas atividades relacionadas à história e outros assuntos como: o caminho da casa até a escola, meios de transporte, ambiente escolar e família. Foi um lindo trabalho construído pouco a pouco que contribuiu para o crescimento e aprendizagem das crianças. 

A Páscoa da turma 23


Para celebrar a Páscoa, os alunos do segundo ano resolveram rechear um ovo de papel com atividades relacionadas à data. Foram realizadas atividades de leitura, escrita, cálculos, situações matemáticas e passatempos. Depois de tudo pronto, cada criança enfeitou seu ovo com muita cor e amor. Os trabalhos ficaram lindos!!!!


quarta-feira, 2 de julho de 2014

Palestra sobre União Europeia com Richard Maass da Alemanha


Na manhã do dia 27 de junho esteve na Escola Luciano Corsetti o palestrante da Alemanha: Richard Wilhelm Maass.
Ele veio ao Brasil para pesquisar mais sobre as características sociais e econômicas do Brasil e a influência dos imigrantes alemães na região sul do Brasil. Ele levará estes dados e conhecimentos para os seus estudos de Mestrado na Alemanha.
Sua cidade natal é Darmstadt no estado alemão de Hessen.
A universidade onde ele cursa o mestrado é a Technische Universität Darmstadt.
Richard palestrou para as turmas dos nonos anos 91 e 94 e o tema abordado na palesta foi: "Características da Economia e História da União Europeia.", além de outros temas referentes à história da Europa e especificamente da Alemanha.
Ele fez uma apresentação de slides em português, mas apresentou em inglês sendo traduzido pela professora de Inglês Fernanda Cioato. Os alunos tiveram oportunidade de fazer perguntas referentes ao tema, sendo que a turma 94 realizou suas perguntas em Inglês.
A avaliação da palestra foi muito positiva tanto pelos temas abordados quanto pela experiência vivenciada pelos alunos de ter este contato mais próximo com a Língua Inglesa.
Richard visitou nossa escola a convite da Professora Clarice de Freitas, que foi quem organizou o trabalho.

Nutrição


A nutricionista Andreia Biondo responsável pela elaboração do cardápio da Merenda das Escolas Municipais de Caxias do Sul, esteve em nossa escola conversando com os alunos do 8º ano. O objetivo desta conversa foi reforçar o trabalho realizado pela professora Maria Helenita sobre Alimentação Saudável. A Nutricionista alertou sobre a quantidade de sal e açúcar nos produtos industrializados como medida de prevenção de futuras doenças.