domingo, 21 de outubro de 2012

ESCOLA DESENVOLVE JORNADA CULTURAL

No sábado, 29 de setembro, aconteceu a culminância do projeto Jornada Cultural da nossa Escola, com a participação de toda a comunidade escolar. A escola abriu suas portas para os pais e para toda a comunidade a fim de diculgar os trabalhos desenvolvidos ao longo do trimestre. Foi a vez dos alunos mostrarem suas produções e exporem suas capacidades. Houve exposição dos trabalhos realizados pelos alunos: pintura em telas, releitura de livros, pesquisa sobre as regiões do Brasil. Comida típica de cada estado brasileiro com degustação, História em Quadrinhos realizadas em parceria com a Informática, apresentação de danças do CTG Heróis Farroupilha, entre outro atrativos. A Jornada Cultural foi desenvolvida com o objetivo de despertar no aluo a valorização da cultura, do conhecimento, do interesse pela aprendizagem, além de promover a Cultura da Paz. Em parceria com diversos colaboradores, foram oferecidas aos alunos diferentes atividades: oficinas de dança, de ilustração, de gimp, de skate, de musicalidade; aulas de brake e hip hop; palestras educativas sobre motivação, lideramça, drogadição e cuidados com a saúde; visitas ao Mato Sartori, ao Jardim Botânico, ao Complexo do Faxinal, ao Museu Municipal, ao Museu, Aquário e Zoológico da UCS. Além disso, os alunos paticiparam dos Concertos Didáticos da Secretaria Municipal da Cultura e assistiram a espetáculos teatrais do Caxias em Cena, inclusive a peça In Heaven foi encenada no ginásio da escola. Durante a semana, aconteceu a Feira do Livro na escola, com a presença dos autores Flávio Luis Ferrarini, Helô Bacichete e Josiane Dutra. Os estudantes puderam conversar com os autores e mostrar as ativiades desenvolvidas nas disciplinas a partir da leitura das obras, assim como prestigiar os vencedores do Concurso de Redação da escola: Pare! Pense! Reflita sobre a Escalada da sua Vida Escolar. O projeto contou com o apoio do Ponto de Cultura Teia Cultural Bairro Kayser, College – Instituto de Idiomas, Fiscalização de Trânsito e Associação dos Skatistas de Caxias do Sul, CTG Heróis Farroupilha do 12º Batalhão de Policia Militar, Coodenadoria Municipal da Juventude de Caxias do Sul, Patna, ilustradora Karen Basso, escritores Heloisa Bacichete, Flávio Ferrarine e Josiane Dutra e Feira do Livro de Caxias do Sul. Agradecemos a todos que de uma forma ou outra colaboraram para o sucesso deste evento, pois sem esse apoio não poderíamos ter propiciado aos alunos e comunidade mais um momento de integração família e escola.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

LOCUTOR POR UM DIA

Nossa escola foi convidada a participar do concurso “Seja locutor por um dia” da Rádio Viva de Caxias do Sul. Alguns alunos participaram da seleção. A aluna Natália da Silva Lima da turma 61 foi selecionada. Ela participará ao vivo, de um programa, no dia 12 de outubro, em comemoração ao Dia da Criança. Parabéns Natália por sua dedicação!



terça-feira, 2 de outubro de 2012

ALUNOS PARTICIPAM DE PROGRAMA NA UCS TV


Nesta quarta-feira (03/10), às 18h30 representantes dos alunos do turno da tarde participarão do programa Rede de Olhares, da UCS TV, canal 15.
O objetivo é apresentar os trabalhos desenvolvidos no projeto Passaporte da Leitura/2012, o qual a nossa escola faz parte.
Os alunos desenvolveram as atividades embasados no livro A menina da Fazenda, da escritora caxiense Daniela Echevenguá Teixeira. Foram confeccionados brinquedos, livros de memória, entrevistas com os pais e familiares sobre brinquedos e brincadeiras antigas, além de outras.
A coordenação do projeto ficou a cargo da professora e bibliotecária Zaira Onzi de Souza, além da coordenção pedagógica.
Participam do programa de hoje os seguintes professores e alunos:
Professora Daniele Pagliarin e alunos da turma 13: Luan Rocha Barcelos, João Victor, Gabriel Vivan Bianchi, Milena Luiza Camargo e Emanuelle Santos de Souza.
Professora Marizete Maffei e os alunos da turma 24: Emily Mayer, Lucas Basso e Maria Clara Reisdorfer.
Os alunos da turma 43: Gabriel Vieira de Almeida, Gabriela Marques Fontana, Igor Felipe Otowicz e Sophia Borges Barros
Os alunos da turma 53: Erica Motta Machado, Flavia Goulart Ferreira, Sthefani Moares Oliveira, Mateus Valmorbida.





LOUSA DIGITAL: UM RECURSO A MAIS NA APRENDIZAGEM


 





Os alunos do 3º ano, turma 34, acompanhados da professora
Michele Quissini inauguraram a  lousa digital da nossa escola. Este recurso foi adquirido no ano passado, com o objetivo de atualizar a escola frente as tecnologias.
Interagir com novas tecnologias de comunicação, assim como manusear uma caneta digital foi muito desafiador, pois provocou nos alunos um interesse maior e uma forma diferente de aprendizagem. A aula contou com a presença da sra. Lidia Castilhos, presidente do C.P.M. da escola (2009/2011), na época da compra do equipamento.


segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Autor na Escola


No dia 28 de setembro, durante a Jornada Cultural 2012, recebemos na escola a presença da escritora Helô Bacichette, para um bate-papo com os alunos do 6º ano do turno da manhã sobre as suas obras Mirabolês, O mundo em silêncio, O enigma das caixas e T de Ti T de Ta. A autora contou um pouco da sua história aos alunos, que puderam satisfazer suas curiosidades sobre seu trabalho. Esta foi mais uma edição do Projeto Autor na Escola, realizado todos os anos aqui no Luciano Corsetti. A escritora também visitou e autografou as telas pintadas pelos alunos sobre sua obra. Confira as fotos!